Esta é uma dúvida muito comum, e podemos ver diariamente o uso inadequado da expressão, principalmente na comunicação oral, monitorada ou não. Algumas pessoas têm me perguntado o que fazer para não esquecer mais as dicas que veem lendo aqui no blog. O que eu faço e tem ajudado muito é uma dica muito fácil, empregue! Isso mesmo, aplique todos os dias, seja falando ou escrevendo.
Mas vamos ao caso, em principio ou a principio.
O termo ‘princípio’ se refere tanto a “origem, começo, estréia” quanto a “convicção, modo de ver, opinião que o espírito admite como ponto de partida”, além de “preceito moral, regra, lei”, entre outras acepções. Com as preposições a e em forma locuções distintas, vejamos.
a princípio: à primeira vista, logo a princípio, inicialmente, primeiramente, de início, de entrada, no começo, de começo.
em princípio: em tese, em teoria, teoricamente, em termos, de modo geral; conforme Aurélio: “Antes de qualquer consideração; antes de tudo; antes de mais nada”. O próprio dicionário deixa o significado mais claro no verbete ‘tese’: “Em tese. De acordo com o que se supõe; em princípio; em teoria”.
Para Luiz Antonio Sacconi, no livro “Não erre mais” (Ed. Moderna, 1979), que exemplifica de forma engraçada essa diferença: “Em princípio todo casamento é uma maravilha. / Todo casamento é, aprincípio, uma verdadeira maravilha. Depois, bem, depois é o fim…” Para não se confundir mais!
|
Muito sucinto seu comentário, calmo e sereno como têm que ser.
Suscinto ou sucinto?
Gostaria de esclarecimentos…
Caro amigo, sucinto é grafado corretamente como acabo de escrever, as pessoas geralmente se confundem devido ao verbo suscitar, que é escrito com sc!